Montando um uniforme de trabalho

Ter que pensar todos os dias na roupa para usar no trabalho ou faculdade acaba ocupando um tempo maior do que deveria e acaba nos cansando. Isso porque não quereremos repetir roupa, mesmo amando uma peça que fica super bem no corpo. E é aí que acabamos comprando roupas demais, simplesmente por não querer repetir a mesma peça.

Mas pensando ainda no consumo consciente e um pouco no armário cápsula, qual é o problema em repetir roupa?
E que tal investir em peças que valorizem seu corpo e seu estilo e montar um uniforme para o trabalho?

Quem optou por isso foi a americana Matilda Kahl, que decidiu a três anos, usar a mesma roupa para ir trabalhar. Mas calma, não é exatamente a mesma roupa. Matilda montou um uniforme de trabalho,  investindo em camisa branca, calça, blazer preto e um lacinho estilo gravata. E é assim que ela vai todo dia para o trabalho.

Matilda clothes

O uniforme tem variações, é claro. Tem camisetas curtas e longas. As vezes ela usa um blazer ou uma jaqueta de couro e o sapato também depende do dia, mas é mais fechado e escuro. E segundo a entrevista que ela deu para a Harper’s Bazar, é uma ótima economia de tempo.

“A escolha por um uniforme de trabalho me economizou várias horas pensando ‘o que vou usar hoje?’ E, na verdade, essas calças pretas e blusas brancas se tornaram um lembrete diário de que eu estou no controle”.

Eu gostei muito da ideia, e passei a pesquisar mais sobre isso. Encontrei diversas matérias que falam sobre grandes empresários (como o Mark Zukemberg), que optam por usar o mesmo tipo de roupa para o trabalho. Eles economizam tempo e é uma decisão a menos que elas precisam tomar todo o dia. Sem precisar ocupar demais a cabeça logo pela manhã.

Como eu estou começando a reduzir as peças do meu guarda-roupa, a ideia me agradou muito. Além disso, eu posso usar tudo o que existe no meu armário e monto um estilo próprio com roupas que me agradam e valorizam meu corpo.
Outro ponto positivo é que você pode deixar bem separado as roupas de trabalho e as roupas para sair e ir em evento ou encontro com os amigos.

Se você não for adepta de usar o mesmo tipo de roupa todo dia, da para fazer montar alguns conjunto. Por exemplo: na segunda você usa calça jeans, tênis e camiseta lisa. Na terça uma saia com camiseta divertida, e assim por diante. Você não perde muito tempo pensando na roupa do dia, mas também não usa sempre a mesma.

 

Me conta aqui nos comentários o que você acha da ideia de um uniforme para o trabalho! 😉

6 comentários sobre “Montando um uniforme de trabalho

  1. Ingrid Marc disse:

    Eu já pensei em fazer o mesmo! Principalmente porque roupas sociais são muito caras pra eu ficar comprando todo mês e realmente, lá se vai tempo (algo precioso pra quem acorda cedo). Vou começar a levar isso mais a sério, obrigada pelo post hahhaa (com certeza vai pra uma lista que eu faço de “posts do mês”) ❤

    Curtir

  2. Rafaela Pinheiro disse:

    Eu realmente perco mais tempo do que gostaria e poderia escolhendo roupa para ir a faculdade. Faz tempos que ando analisando a ideia do armário cápsula e a adoção de um estilo minimalista, mas ainda não dei aquele pontapé inicial, sabe? Vou criar vergonha na cara e me empenhar de verdade. Adorei o post! Beijão ❤

    Curtir

    • Thaíssa disse:

      Eu também ainda não comecei o armário cápsula, Curitiba e seu tempo instável dificulta um pouco. Mas já estou começando a diminuir minhas roupas e ter só peças que durem e componham diversos looks.
      Muito obrigada pela visita Rafa!!
      Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

